segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Revelado no Flamengo, Rafael Moreno busca recomeço no Brasiliense


Hoje nós iniciamos uma nova "coluna" desde blog. É o espaço dedicado a contar mais sobre a carreira dos atletas que defendem a nossa camisa. O primeiro é o terceiro goleiro, Rafael Moreno.


Rafael Moreno : Apontado por muitos como uma jóia, espera sua chance no Brasiliense

Ser considerado uma promessa do futebol Brasileiro é para poucos. Principalmente em uma posição em que o país costuma não dar valor aos jovens talentos. Rafael Moreno, atualmente terceiro goleiro do Jacaré, sentiu isso na pele.
Moreno começou sua carreira no Futsal do CCIP, em 1996. Em 98, foi jogar no Futsal do Vasco e ao final do mesmo ano, foi treinar no campo pelo Flamengo onde ficou por 11 anos. Nascido no Rio de Janeiro, em 1988, Moreno recebeu sua primeira convocação para uma seleção de base aos 13 anos de idade (Seleção Sub-15). Apontado por muitos como um goleiro promissor e de muito futuro, Moreno sempre foi titular na base do Flamengo. Mas, por caprichos da profissão, o goleiro acabou lesionando o ligamento cruzado do joelho esquerdo. A carreira do jovem goleiro seria interrompida por um longo período de recuperação.
Após se recuperar da lesão, Moreno voltou aos treinos precocemente, segundo o próprio goleiro relata :
" Minha recuperação não foi muito boa. O Flamengo não me deu muito suporte. Me colocaram em campo muito cedo, com uma grande diferença na musculatura de uma perna para a outra. Esperava um tratamento melhor depois de tantos anos e tantos títulos na base."

Rafael Moreno treinando no Flamengo
"Pensei em desistir..."
Por estar chateado e não estar se sentindo bem físicamente, Rafael conta que quase decidiu interromper a carreira. Só não o fez devido ao seu treinador, Vagner Miranda. Vagner disse a Moreno que ele tinha muito futuro, e que era melhor que muito goleiro profissional. "Tirei força até de onde não tinha.", conta o goleiro.
Jogando com dor e com limitações em alguns movimentos, devido ao mau tratamento da lesão, o Flamengo resolveu não apostar em Rafael. Em 2009, o Goleiro foi emprestado ao Madureira, mas logo retornou a Gávea. Então foi emprestado novamente ao ambicioso projeto do Botafogo - DF, então na segunda divisão do candangão. Na reserva do idolo do Brasiliense, Donizetti, Moreno fez parte do elenco que promoveu o Botafogo a elite do candangão. Ao fim da competição, Moreno voltou ao Flamengo mas novamente não teve seu valor e anos de serviço prestados reconhecido. O clube carioca resolveu não renovar seu contrato.
Rafael então foi levado ao Figueirense, em 2010, com a aprovação do goleiro Wilson, também revelado pelo Flamengo.
Moreno no Figueirense

No clube catarinense, Rafael teve a chance que queria para voltar a jogar. Wilson se lesionou e abriu espaço para o jovem talento atuar. Confira no video abaixo, a partir do minuto 3:30, os melhores momentos das partidas de Rafael pelo Figueira.


Apos a volta de Wilson, Moreno teve sua carreira interrompida por mais uma lesão no joelho. Dessa vez o direito. O joelho não aguentou a barra! Ficou muito tempo sobrecarregado devido a fragilidade do esquerdo, após a primeira cirurgia. A recuperação foi longa e Rafael não quis cometer o mesmo erro de uma volta antecipada outra vez.
Em 2012, Rafael recebeu nova chance ao ser contratado pelo Jacaré, para a disputa do candangão, da Copa do Brasil e da Serie C. A missão não era fácil, pois Moreno brigaria por posição com o ídolo Guto e com o titular desde 2011, Welder. Mas, apesar da forte concorrência, o goleiro se mostra sempre confiante. Diz que está esperando por sua oportunidade e que se ela chegar, vai agarra-la. Para quem acompanha os treinos, não é difícil perceber que Rafael se esforça muito.

Rafael Moreno treina, esperando sua oportunidade. 
Sua oportunidade de jogar ainda não chegou, mas o jovem não desanima. Convocado em Março para a "Seleção de Brasília" que foi jogar amistosos no sudão, recentemente Rafael foi "recompensado" ao ser  convocado para viajar com o clube, devido a lesão de Welder. Justamente para a partida contra o Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Rafael era só sorrisos no aeroporto. "Já estava pensando em ir para o Rio,minha terra natal. E agora tenho a chance de ir com o grupo. Melhor ainda."


Confiante em seu potencial, Rafael tem contrato com o Brasiliense até o fim do ano, mas espera ter seu vinculo renovado. Ele espera continuar no clube e ter uma oportunidade para jogar.
Confesso que é difícil ver alguém tanto tempo na reserva não estar insatisfeito, principalmente aqui no Jacaré. Rafael parece ser o tipo de jovem que tem a cabeça no lugar e sabe que não adianta apressar as coisas. Ele tem confiança de que sua hora vai chegar e sabe que quando chegar vai estar pronto.
A jóia que foi mal lapidada pelo Flamengo, desejamos toda sorte do mundo. Que sua carreira continue só subindo, seja no Brasiliense, seja em qualquer outro clube. Um exemplo de profissional, que se esforça para dar seu melhor mesmo sem ser reconhecido e que se recusa a reclamar da reserva.

Rafael no banco na partida contra o Oeste, na Boca do Jacaré

Fontes ; Flapedia, Blog "Novo Flamengo", site Meu Figueira e site oficial do Brasiliense.

#Espero que tenham gostado da nova sessão do Blog, em breve apresentaremos outro craque do Jacaré por aqui. Mas, não aqueles que estão em evidencia. E sim aqueles que ainda buscam seu espaço.

#Vai copiar? Coloca fonte. Teremos prazer em divulgar seu trabalho por aqui também =D




Nenhum comentário:

Postar um comentário