segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Brasiliense ainda tenta vaga na Copa Verde. Veja resumo do Arbitral do Candangao 2018

A partir do dia 20 de janeiro de 2018, Brasiliense Futebol Clube tentará renovar o título do Candangão

Foi realizado hoje, no Parque da Cidade de Brasília, o arbitral que definiu o rumo do Candangão 2018. Como não poderia deixar de acontecer, teve discussão, polêmica e várias mudanças. Vamos a elas:

INÍCIO DO CAMPEONATO

O Candangão 2018 começará no dia 20 de Janeiro, um sábado e terminará no dia 7 de abril, também num sábado, a pedido da TV Globo, detentora dos direitos.

VAGAS PARA COMPETIÇÕES NACIONAIS

A vaga na Série D, como de costume, irá para os dois finalistas. Depois de muita confusão (ler o final do artigo), as vagas para a Copa do Brasil e Copa Verde ficaram para:

FIM DAS PENALIDADES

As decisões por pênaltis, que eliminaram o Gama em 2017, estão extintas. Em caso de empate nos jogos mata-mata, a vaga fica com o time melhor ranqueado na primeira fase. Penalidades apenas para decidir a grande final.

MANDOS DA FINAL SERÃO POR SORTEIO

O mando dos jogos finais serão definidos através de sorteio. Esse sorteio servirá para que se defina o uso dos uniformes a distribuição das rendas, por exemplo. Os dois jogos continuarão a ser disputados no Estádio Nacional.

TABELA DO CAMPEONATO

A tabela do Candangão 2018 foi definida através de sorteio. Os seis melhores clubes na última temporada (Brasiliense, Ceilândia, Sobradinho, Paracatu, Gama, Santa Maria) ficaram com a vantagem de realizar seis jogos em casa e começar e terminar a primeira fase em seus domínios.

Tabela completa do Brasiliense:

1ª Rodada - Brasiliense x Real
2ª Rodada - Samambaia x Brasiliense
3ª Rodada - Brasiliense x Bolamense
4ª Rodada - Luziânia x Brasiliense
5ª Rodada - Brasiliense x Gama
6ª Rodada - Ceilândia x Brasiliense
7ª Rodada - Brasiliense x Paranoá
8ª Rodada - Santa Maria x Brasiliense
9ª Rodada - Brasiliense x Paracatu
10ª Rodada - Sobradinho x Brasiliense
11ª Rodada - Brasiliense x Formosa

REFORÇOS

As equipes poderão inscrever jogadores no Candangão 2018 até o último dia útil da primeira fase. Depois de registrado por um clube, o atleta não poderá mais defender outro time no Candangão.

BRASILIENSE E CEILÂNDIA TENTAM VAGA NA COPA VERDE

No arbitral de 2016, que definia o rumo do Candangão de 2017, ficou acordado entre os clubes que as duas vagas na Copa Verde seriam entregues aos clubes que ficassem na terceira e na quarta colocação do Campeonato Candango, pois nenhuma equipe queria acumular a vaga da Copa Verde com a da Copa do Brasil e ainda por cima jogar o estadual, já que a Copa Verde não dava mais vaga na Sul-Americana.

Após a decisão, a CBF alterou a importância da Copa Verde, que agora leva direto as oitavas de final da Copa do Brasil. Por esse motivo, no início do arbitral desde ano, o presidente do Ceilândia, Ari de Almeida, confirmou as suspeitas de que o Gato e o Jacaré estavam de olho nestas duas vagas e tentou revoga-las ao campeão e vice de 2017. Depois de muita discussão, foi decido que as vagas permaneceriam com Sobradinho e Paracatu, terceiro e quarto em 2017. Porém, o Brasiliense entrou com uma ação na justiça para tentar mudar essa decisão. Muita agua ainda vai rolar.

*Colaborou: Marcelo Gonçalo (Blogama)



Nenhum comentário:

Postar um comentário