domingo, 19 de outubro de 2014

Fabio Braz : Até quando? Raio-X da passagem do "xerife" pelo Brasiliense




Não, eu não estou aqui procurando um bode expiatório. O que aconteceu no Serejão neste domingo foi coisa do futebol. Um grande jogo, com todos os ingredientes possíveis. O Jacaré venceu por 2 a 1, mas o Brasil acabou levando a melhor nos penaltis, quando Baiano perdeu a ultima cobrança para o Jacaré. Porém a derrota de hoje teve um vilão. O mesmo vilão desde 2012, diga-se de passagem. Você que é torcedor, já sabe de quem eu estou falando...

SEMPRE INSEGURO

Sim amigos, Fabio Braz, hoje com 35 anos de idade jogou em nada mais, nada menos, do que 17 clubes. Sua maior estadia (tirando, obviamente o Spa Brasiliense FC) foi no fraquíssimo elenco do Vasco da Gama, de 2005 a 2007, quando Braz era um dos protegidos do "peixe" Romário, com quem mantem amizade forte até hoje. Tive o "prazer" de acompanhar a carreira desse jogador em vários clubes e ele nunca, NUNCA foi unanimidade. Quando mais jovem, como no tempo de Vasco, Braz ainda tinha um vigor físico que se sobressaía, e com isso, conseguia levar vantagem contra certos atacantes. Sempre lento, a idade claramente tem pesado contra ele. Desde seu retorno ao Jacaré, em 2012, Braz foi motivo de piada por parte dos adversários, e preocupação para os torcedores. Mesmo assim, sempre se manteve como intocável...

O INTOCÁVEL

Considerado "jogador de grupo", Fabio Braz sempre foi defendido com unhas e dentes pelo presidente Luis Estevão. O que ele viu no Fabio Braz? Acho que nem Deus pode responder essa. Admito que em 2010, Braz foi muito útil na reação que quase nos manteve na serie B. Ao lado de Santiago, formou uma defesa sólida, que fez com que nós sonhássemos com a salvação naquele ano. Mas repito : Desde seu retorno, em 2012, Braz nunca mais conseguiu ser um jogador importante dentro das quatro linhas. No Ense, o que todos alegam, é que o cara faz bem para o grupo. Que ele fique no grupo então. Mas, pra que jogar?



ULTIMA GRANDE CAMPANHA FOI SEM BRAZ

Você torcedor com certeza vai lembrar! A ultima grande campanha do Jacaré, foi na Serie C de 2013. Infelizmente, acabamos rebaixados, num grupo em que, na última rodada, 8 dos 11 times tinham chance de se classificar. Se puxarmos na memória, aquela campanha começou com uma goleada sofrida lá no maranhão por 5x1, de virada. Atuação terrível do zagueirão. Após outros tropeços, Roberto Fonseca chegou para arrumar a casa. A primeira ação do treinador? Tirar Braz do time. Ao contratar Elí Sabia para jogar ao lado de Luan, o Brasiliense passou a ter uma defesa sólida, como a muito não se via. O resultado foi positivo. Brigamos até o fim, mas infelizmente, por um erro da presidência, Roberto Fonseca foi demitido na última rodada por não aceitar interferências extra campo. O péssimo Gueldini assumiu, e o resto da história nós conhecemos bem.

BRASILIENSE PEDIU PARA SOFRER

2014 chegou e esse COM CERTEZA foi o pior ano da história do Brasiliense. Não fomos sequer a final do estadual, fomos eliminados de forma bizarrra da Copa Verde e da Copa do Brasil, além de não nos classificarmos para a Série C no último jogo. O que isso tudo tem a ver com Braz? Acertou quem disse que ele foi titular o ano inteiro. No inicio do ano, o elenco era bagunçado. A trupe, liderada por Ramon só queria saber de farra e faltava comprometimento em campo. Marcos Soares chegou a uma semana do último jogo do estadual e prometeu mudanças. Contra o Brasília, conseguimos um bom jogo, mas empatamos por 2x2, após Everton cometer penalti em Kaka no fim do jogo. Sabe porque não perdemos? Fabio Braz não jogou. Sim, após semanas de pressão por parte da torcida, ele finalmente foi barrado. Cauê e André Luiz formara a defesa naquela tarde.



BRAZ CAPITÃO!

Após a eliminação, a diretoria e a comissão técnica PROMETEU E JUROU para a torcida que Braz não jogaria mais no Brasiliense, A lista de dispensa veio, encabeçada por Ramon, mas o zagueiro ficou por ser o tal jogador de grupo. Mesmo assim, Neto Gaúcho foi contratado para jogar ao lado de André Luiz, só que isso nunca ocorreu. Após ser considerado carta no baralho, foi anunciado que Braz seria o novo capitão do time. Piada? Sim, e de muito mal gosto.

TIME BOM CONSAGRA ZAGUEIRO RUIM

Eu cresci ouvindo essa frase de vários comentaristas e após mais uma derrota, eu constatei que isso realmente é verdade. Ao longo desta Serie D, o nosso "capitão" falhou várias vezes, como falhou no gol do Brasil de Pelotas no Serejão. Porém, nosso time sempre conseguiu matar o jogo e criar os resultados necessários para que vencêssemos. Era óbvio que uma hora isso não ia acontecer. A diretoria e a comissão técnica passaram o campeonato inteiro dizendo: "O Braz ta bem, o Braz melhorou..." Não, ele nunca esteve bem. Ele nunca melhorou. Quem melhorou foi o elenco. O diretor Paulo Henrique buscou reforços incansavelmente e fez um ótimo trabalho. Jogadores como Rodrigo, Douglas, Gilmar e Claudecir são verdadeiros achados. Felipe na zaga surpreendeu e fez com que não sentíssemos tanta falta do André Luiz e Edson, que finalmente estreou, fechou o gol. Sobre o Luquinhas, eu não preciso nem falar. Foi de longe o melhor jogador do campeonato.

SENTIMENTO DE TRISTEZA PELO ELENCO

Nós que frequentamos o estádio e vez por outra vamos aos treinos, com certeza ficaremos com pena dos atletas que não conseguiram nos dar o acesso. Edson, Dedê, Felipe, Kaka, Douglas, Rodrigo, Luquinhas, Claudecir, Gilmar, Matheuzinho, Gilvan e vários outros jogaram o campeonato de suas vidas. Muitos deles apareceram no futebol do DF e tiveram a chance de jogar nacionalmente com a camisa do Jacaré. Camisa essa que com certeza eles honraram. O Imperador Luis Carlos foi punido, se manteve em forma, esperou sua hora e no jogo final, marcou dois gols importantíssimos. Exemplo de jogador e atleta. Os mais experientes Baiano e Zé Roberto não foram brilhantes como em outros tempos, mas também deram suas contribuições. Esse elenco é com certeza muito forte e merecedor. Mas, quem tem Fabio Braz, sempre começa o jogo perdendo por 1 a 0.

"QUEM CRIA COBRA, UM DIA ACABA PICADO"

Esta frase popular foi dita hoje por um amigo meu e realmente resume a situação. O penalti perdido por Braz apenas escancara o que os responsáveis pelo Brasiliense nunca quiseram enxergar. Ele não é mais jogador. Tecnicamente, nunca foi um primor. Nem em seu "auge", se é que ele existiu um dia. Colocar o cara para bater o segundo pênalti é pedir pra perder. Era óbvio que ele ia errar. Braz não consegue fazer gol de cabeça e mal tem jogo de cintura para conduzir a bola em campo. Alguém acreditou DE VERDADE que ele iria converter a cobrança? Claro que não. Dizem por ai que nem ele mesmo acreditou. Se foi uma decisão do atleta, deveria ter sido vetada. Se foi uma decisão do treinador, Marcos Soares jogou seu belo trabalho no lixo. Enfim, por tudo que foi dito acima, era óbvio que o Fabio Braz ainda ia entregar um jogo deste tamanho. Parabéns aos envolvidos...



TORCIDA PERDEU A PACIÊNCIA

E isso é fato! Ninguém aguenta mais. Nem mesmo membros da Facção, que costumam ser mais pacientes, querem ver o Fabio Braz vestindo a camisa amarela novamente. Deixo aqui BEM CLARO que pessoalmente, não tenho nada contra o Fabio Braz. Até tentamos incentiva-lo durante o campeonato, criamos música pra recebe-lo em campo, mas não adiantou. Por isso, deixo abaixo o meu pedido, que eu tenho certeza, representa toda a torcida do Brasiliense :

Se voce, diretor, está lendo essa matéria, por favor: Tire o Fabio Braz do time. Se ele é realmente esse grande jogador de grupo, mantenha-o no grupo, assim como o Guto. Mas o Brasiliense não vai a lugar nenhum com ele no time titular.

E Fabio Braz, se essa mensagem chegar a voce, pare de jogar. Sério! Acho que seus amigos não tem coragem de dizer, mas já faz tempo que você esta passando vergonha em campo. Faça um favor para o Brasiliense, e peça para sair. Não da mais. Novamente, repito: Nada pessoal, mas eu PRECISO ver o meu Brasiliense ser forte novamente. E essa mudança, começa por você, que colocou a perder a todo o ano de 2014. Graças a seus companheiros, ainda chegamos longe. Mas, não da mais. Valeu, falou!

Um comentário:

  1. Excelente relato. Foi isso mesmo que aconteceu. Pena que o final foi triste para o torcedor do brasiliense.

    ResponderExcluir