terça-feira, 20 de maio de 2014

CBF divulga a tabela da Serie D. Confira os jogos do Jacaré!

Jacaré tenta voltar a sorrir após seguidos fracassos no Campeonato Brasileiro

A CBF divulgou HOJE a tabela da primeira fase do Brasileirão Serie D. Faltando apenas o campeão capixaba para completar a chave, o Ense já conhece os demais adversários e pode começar sua preparação para o campeonato mais importante do ano.

O elenco segue se reforçando. Hoje foi apresentado o lateral esquerdo Kaka, titular do Brasília desde o ano passado. Kaka se junta a Somália, Lusmar, Kelvin e Thiago Galhardo como os reforços do Jacaré até o momento.

Confira a tabela abaixo. Lembrando que quinta feira será julgado o recurso do Brasiliense contra a punição imposta pela invasão de campo na derrota para o Brasília na Copa Verde. Caso não consiga diminuir a pena, o Jacaré terá que jogar os 4 jogos em casa a pelo menos 100km do DF. Ou pedir para a CBF para atuar com portões fechados. Lembrando que cada data corresponde a uma rodada. Ao total, serão 10.

BRASILEIRÃO SERIE D - GRUPO 5

20 de Julho 
Vila Nova-MG x Brasiliense - Castor Cinfuentes

27 de Julho
Brasiliense x Campeão ES - Boca do Jacaré*

3 de Agosto
Equipe folga na competição

10 de Agosto
Brasiliense x Cene-MS - Boca do Jacaré*

17 de Agosto
Anapolina-GO x Brasiliense - Jonas Duarte

24 de Agosto
Cene-MS x Brasiliense - Pedro Pedrossian

31 de Agosto
Brasiliense x Anapolina-GO - Boca do Jacaré*

7 de Setembro
FOLGA

14 de Setembro
Campeão ES x Brasiliense - A definir

21 de Setembro
Brasiliense x Vila Nova-MG - Boca do Jacaré*


*Equipe punida com mando de campo. A definir local da partida.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Não sonhe com time de Serie A. Estamos na D...

Kelvin ainda nem assinou e já está causando "discussão" entre os torcedores

Todo torcedor sonha em ver o seu time voando alto, conquistando títulos, fazendo grandes partidas e entrando para a história. No Brasiliense as coisas também não são diferentes, uma vez que o time ja fez isso. O Jacaré teve uma ascensão meteórica no início dos anos 2000 e com 5 anos de vida ja disputou sua primeira Serie A. Houveram também as memoráveis campanhas na Copa do Brasil de 2002 e 2007, isso pra não falar da Serie B de 2004.

Por causa disso, a torcida do Ense se acostumou a ver grandes times e a ver a equipe disputando títulos. Mas com o passar dos anos, o Jacaré pagou caro por alguns erros de gerenciamento no departamento de futebol e hoje amarga o abismo chamado Serie D. Ansiosa em ver o time outra vez no topo, a torcida do Jacaré cobra com razão por dias melhores no clube. A diretoria vem falhado nos últimos anos, seja na montagem do time, seja na escolha dos treinadores.

Porém com o fracasso no primeiro semestre de 2014, muita coisa mudou. O elenco está sendo quase que todo desmanchado. O treinador foi trocado, e o gerente de futebol Paulo Henrique reassumiu a função após alguns anos de afastamento. Mas nós torcedores precisamos ser pacientes pois as coisas não mudam assim da água pro vinho. Temos sempre que nos lembrar da frase : Estamos na Serie D!

DIFICULDADE EM ENCONTRAR JOGADORES
Lusmar foi o terceiro reforço do Ense para a Serie D

"O Brasiliense tem dinheiro!". Essa é a justificativa de todos os torcedores ao falar que o Jacaré tem condições de sair dessa fase. E eles não estão errados. Ter dinheiro e estrutura é muito importante. Por isso, o Jacaré já larga em vantagem contra a maioria dos rivais na disputa mais importante do ano. Porém na quarta divisão, dinheiro não é tudo.

A dificuldade para atrair jogadores é IMENSA. Sabemos que existem por ai muitos "jogadores" que só querem dinheiro e não possuem nenhum compromisso com os clubes que defendem. Esses não vão pisar mais no Brasiliense, garantiu Paulo Henrique. Com isso, o leque de opções vai cada vez mais sendo reduzido. Trazer medalhões quase que desativados também não interessa. E olha que esses estão sobrando no mercado. Alguns grandes jogadores chegaram a ser contatados, mas pedida salarial é altíssima até mesmo pra se pensar em empréstimo. E tem mais: Quem é o grande jogador que quer jogar a Serie D? A vontade contar com Luan, Eli Sábia e Bocão novamente existe. Mas atualmente é IMPOSSÍVEL tira-los de seus clubes. O que sobrou então ao Jacaré?

Duas opções: Apostar em Jovens e procurar bons jogadores perdidos em times que estão mal, ou que estão sem jogar. E foi isso que aconteceu até aqui. O Jacaré até o momento apresentou quatro reforços: Carlyle (ex-Flamengo, 23 Anos), Somália (ex-Legião, 26 anos), Lusmar (ex-Paulista, 24 anos) e Kelvin (ex-Gama 22 anos) este último apenas em caráter de teste. Ainda nem recebeu um contrato para assinar.

O que todos eles tem em comum? A juventude! Os medalhões já não funcionam mais e os grandes atletas estão nas melhores competições. Restou ao Brasiliense APOSTAR em jovens valores. A renovação começou inclusive na média de idade da equipe. Já temos os nossos medalhões Baiano e Zé Roberto. Não precisamos de outros jogadores da mesma faixa etária.

Mas se engana quem pensa que o Jacaré só vai atrás de garotos. Alguns jogadores não tão velhos e famosos, porém rodados e experientes estão chegando para tentar tirar o time dessa bagunça. A defesa (grande problemas do primeiro semestre) vai ser o setor com mais reforços.

ANTES DE FALAR, PENSE E COMPARE

Caro torcedor, antes de julgar o atual elenco do Brasiliense, dê uma olhada nos elencos adversários. Observem os elencos dos times que caíram na nossa chave. Nenhum deles pode ser dar ao luxo de contar com Zé Roberto, Baiano, André Luiz, Luiz Carlos e por ai vai. Quase nenhum deles pode se dar ao luxo de re-montar quase que todo o plantel a poucos mais de 2 meses do inicio da competição. Quase nenhum tem a estrutura que o Brasiliense tem. Então não precisamos nos desesperar e desacreditar nos jogadores que estão vindo.

É óbvio que ainda não é o ideal. Precisamos de reforços principalmente no setor defensivo! Foram prometidos pelo menos 5 novos jogadores para esse fim de semana e nós estamos aguardando com muita expectativa.
O outro grande problema do Jacaré até aqui foi o treinador. Gueldini rebaixou o time na Serie C e Cavalo fracassou na Copa do Brasil e na Copa Verde. Marcos Soares chegou após bom trabalho no Brasília e de cara exigiu e fez mudanças. Conversou com a torcida e prometeu empenho. Os próprios jogadores tem elogiado o trabalho do "professor".

Enfim, as coisas parecem estar se acertando e nós largamos na frente da maioria dos clubes nessa Serie D. Isso tudo é uma teoria e o time precisa confirma-la dentro de campo. Mas se olharmos para o que temos no MOMENTO, nós resta motivos de sobra para acreditar no sonhado acesso.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Somália de volta! Primeiro reforço para a Serie D já treina com grupo

Após boa passagem pelo Legião, Somália é o primeiro reforço para a Serie D


Um ano após deixar o Brasiliense, o zagueiro Gilson Somália está de volta ao Jacaré. O zagueiro inclusive já treinou com o grupo hoje pela manhã. Após rescindir com o Jacaré com uma promessa de ir jogar no México, a negociação melou e Somália foi parar no Santarritense. Esse ano, jogou pelo Legião onde foi titular absoluto e capitão da equipe. Somália fez boas partidas, uma inclusive contra o Brasiliense no 0x0 em pleno Serejão.

Sem clube desde o final do estadual, Somália estava sem clube e chegou a dizer que não sabia o que seria de sua carreira. Ao surgir a proposta do Jacaré, o zagueiro não pensou duas vezes. Disse que é torcedor do clube e que vai dar a vida nos treinos e dentro de campo para agradecer a oportunidade.

PRIMEIRA PASSAGEM

Em sua primeira passagem pelo Brasiliense, Somália chegou com moral após boa segundona pelo Brazlandia. Logo de cara foi colocado como titular e talvez pela falta de experiencia não conseguiu se firmar. Desde então, o zagueiro quase não voltou a atuar pelo clube antes de sair ano passado.

Somália ajudou o Legião a segurar o Jacaré em pleno Serejão. 0x0

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Acabou o ciclo! Ramon e mais 4 jogadores fora.

Ramon chegou para ser o Maestro, mas não conseguiu se adaptar ao Brasiliense

O casamento acabou. Contratado para ser o camisa 10, o maestro, Ramon se despediu hoje do Brasiliense. Foram 16 jogos e apenas um gol. No começo as atuações impressionaram. Foram vários passes pra gol. Lançamentos, enfiadas e viradas de jogo de tirar o chapéu. Mas com o decorrer da temporada, o ímpeto de Ramon em voltar a jogar futebol passou e a fama de "Bad Boy" voltou a aparecer. Desatento e sem se dedicar aos treinos, não demorou muito pro rendimento em campo cair também. Por problemas "particulares" e seguidas lesões, o jogador perdeu as decisões na Copa Verde e na Copa do Brasil, fato que irritou a torcida do clube. Desde então, os torcedores passaram a perseguir o camisa 10 cobrando empenho durante os 90 minutos.

Na partida de ida contra o Brasilia (1-0, Candangão) Ramon chegou a virar para a arquibancada para responder as cobranças. Durante aquela mesma semana, no último treino antes do jogo, a torcida foi ao estádio pedir uma vitória no domingo. Ramon se escondeu atrás dos demais jogadores e sequer olhou para os torcedores. Mais tarde foi expulso do treino por debochar das instruções de Marcos Soares. Como "castigo" começou no banco na partida decisiva. Com a lesão de Baiano, entrou em campo no final do primeiro tempo. Conseguiu ainda fazer o segundo gol do Jacaré cobrando penalti e saiu correndo para o alambrado para esbravejar com a torcida.

Mesmo assim não foi o bastante para salva-lo. A indisciplina dentro e fora dos gramados custou caro a Ramon mais uma vez. O jogador vai passar por mais um clube na carreira sem conseguir se firmar. E dessa vez ele não foi sozinho...

FIM DO CICLO - Mais quatro deixam o clube

Além de Ramon, outros quatro jogadores estão negociando sua recisão de contrato com o Jacaré. Diferente do meia, que foi ao CT se despedir, o quarteto sequer compareceu a reapresentação. São eles o Volante Everton, o Zagueiro Caue, o meia Thomaz e o lateral Bruno Paraíba.

Everton era atualmente um dos jogadores com mais tempo de casa. Contrata como reforço de peso para a Serie C em 2012, o meia permaneceu por quase dois anos no Brasiliense. Foram ao todo 47 jogos.

Bruno Paraíba chegou para a Serie C do ano passado e foi reserva de Bocão. Ao todo foram 8 jogos sem nunca passar perto de se firmar.

Cauê e Thomaz chegaram em 2014 e iniciaram o ano como titulares. O bom zagueiro fez 17 jogos. Ja o meia, 12.

Até o momento foram 10 dispensas. A diretoria informou aos jogadores que só fica quem quiser. Mais dispensas podem vir por ai, enquanto aguardamos alguns reforços.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Três já foram...

Laécio chegou com status de goleador após passagem pelo Sobradinho

E que comece a limpa no elenco! A torcida do Brasiliense teve motivos para se manter esperançosa quanto ao restante do ano nesta quarta-feira. Como prometido pela diretoria, a renovação começou e de cara já levou três nomes: Laécio, Léo Campos e Rafael Tavares.

O centro-avante chegou ao Jacaré após boa passagem pelo Sobradinho em 2013, onde inclusive foi o artilheiro do Candangão do mesmo com 11 gols. Pelo Jacaré, foram 29 apresentações e apenas 6 GOLS. Muito pouco pra um camisa 9. Láecio começou o ano como titular, mas seu baixo rendimento fez com que o clube repatriasse o Imperador do Cerrado, Luiz Carlos.

Léo Campos chegou ao Jacaré durante o Candangão desse ano, mas passou longe de se firmar.  
O lateral fez apenas 5 partidas pelo Jacaré e tinha contrato até maio do ano que vem. E uma de suas 5 atuações trágicas, chegou a ser cornetado pelo presidente Luis Estevão "O Léo não acerta uma". Acabou sendo substituído no intervalo da mesma partida.


Rafael Tavares estava no Jacaré a um ano e meio.
Já o Zagueiro chegou como reforço para a temporada 2013, a pedido do treinador Márcio Fernandes. Porém o zagueiro logo foi barrado por Fabio Braz e Luan e desde então nunca se firmou. No início do ano ensaiou uma dupla com Cauê, mas foi atrapalhado por uma lesão (foram várias nesse ano e meia de clube). Disputou apenas 13 jogos pelo Brasiliense. Contrato iria até 30 de novembro.

Em breve, mais rescisões!

A barca ainda pode ganhar novos tripulantes durante essa semana. Espera-se que pelo menos mais quatro rescisões sejam anunciadas nos próximos dias. Caso não consiga a vaga na Serie C, a lista de dispensa deve seguir aumentando.

domingo, 4 de maio de 2014

Brasiliense ELIMINADO do Candangão!

Ramon desabafa com a torcida apos o segundo gol

Era "apenas" a semi-final do "Confusão" 2014. Mas os acontecimentos recentes fizeram com que esse jogo fosse especial. As recentes eliminações nas Copas e as frequentes decisões contra o Colorado ascenderam uma nova rivalidade no futebol do DF: Brasiliense e Brasília.

As duas equipes foram a campo com objetivos diferentes. O Brasília queria confirmar a boa fase após o titulo da Copa Verde e fazer prevalecer o favoritismo. Já o Brasiliense queria espantar a crise que ronda a Boca do Jacaré em 2014. Das 4 competições que o time entrou nesse ano, só restou a Serie D. Por isso, Marcos Soares fez 7 alterações em relação ao time que perdeu domingo passado. Os jogadores jogaram com raça e disputaram cada lance como se fosse o último de suas vidas.

E talvez foram. Pelo menos no Brasiliense. Apesar das 7 mudanças, o elenco se fechou e permaneceu junto durante a semana. Toda vaidade foi deixada de lado e só a vitória importava. Todos sabiam que uma derrota iria ocasionar no desmanche já anunciado do elenco. Os jogadores estão cientes que uma barca vai deixar o Serejão em breve e a maioria, claro, não quer fazer parte dela.

Os atletas sabem, principalmente os menos conhecidos que se deixarem o Brasiliense, dificilmente vão parar em algum clube tão estruturado como o nosso. Bons salários em dia, Centro de Treinamento, Academia, bons alojamentos e por ai vai. Por isso hoje o time jogou a vida! Mas isso não bastou...

Time Engessado na escalação inicial


Zé Roberto foi substituído no segundo tempo; Atuação abaixo da média

A intenção era mudar e mexer com os brios da equipe. Mas isso precisava ser feito com cautela. Algumas peças precisavam sim ser trocadas. Mas na minha visão, Marcos mexeu demais e isso afetou o primeiro tempo da equipe.

Ao olharmos pra escalação, tínhamos um meio campo e ataque com ; Everton, Ederson, Baiano, Zé Roberto, Luiz Carlos e Daniel. Todos jogadores pesados. Isso dificultou o movimento ofensivo, pois eles não possuem a velocidade e a rapidez de partir para o ataque. Obviamente que Julio Bastos (um dos que deixou o time) não tem a mesma qualidade de passe que os três volantes que foram a campo tem. A intenção de Marcos era ter um time com mais qualidade no passe. Mas nenhum deles tem a pegada do Pitbull, e isso faz falta pra qualquer equipe. A defesa falhou novamente, mas pelo menos não jogou tão mal como das últimas vezes.

Outro erro foi optar por colocar o Daniel pra começar jogando. O menino sequer tinha atuado com a camisa amarela e foi estrear logo na Semi-Final como titular. Como esperado, sentiu a pressão e deixou o campo no intervalo. Aliás, foi no intervalo que as coisas iriam começar a mudar...

Ramon, Luquinhas e Romarinho dão outra cara ao time

Romarinho e Luquinhas colocaram fogo no jogo

Aos 33 minutos da primeira etapa, Ramon foi pro campo no lugar do contundido Baiano. O maestro ficou no banco devido a seu mau comportamento no treino de sexta-feira. Mas, quando chamado a campo logo deu outra cara pra partida. Porém o jogo só mudou de figura mesmo na volta do segundo tempo. Luquinhas foi a campo no lugar do apagado Daniel e começou a dar outra cara pro jogo. O camisa 18 mostrou que o jogo era pelas pontas. Percebendo isso, Marcos Soares surpreendeu e chamou ROMARINHO!  Zé Roberto deixou o campo e foi direto para os vestiários, chateado. Atuação abaixo da média. A entrada de Romarinho surpreendeu, visto que o camisa 17 só havia jogado uma vez na temporada.

O menino tem estrela. Decidiu a final do último estadual e assim que entrou, logo de cara deixou dois adversários para trás, incendiando a torcida. Menos de 10 minutos após a entrada de Romarinho, Ederson brigou por uma bola alçada na área e ela sobrou para Luquinhas. O atacante dominou e bateu no cantinho, sem chances para o goleiro Artur. Era o gol que o Brasiliense precisava. Porém, num lance desatenção da defesa, Matheuzinho recebeu LIVRE nas costas de André Luiz. O Atacante antecipou-se a Jorge Henrique e tocou na saída de Welder. Silencio no Serejão...

Mas se o jogo já estava emocionante, a coisa iria piorar muito mais. O Brasiliense então foi pra cima e aos 38 minutos após bate e rebate, a bola sobrou para Ramon na entrada da área. O meio enfiou para Luiz Carlos que dominou e ESPEROU o zagueiro do Brasilia fazer o penalti. Indio não percebeu a malicia do atacante e cometeu a infração. Era tudo que o torcedor do Jacaré queria. Um penalti aos 40 minutos de jogo!

Ramon marca e desabafa. Arbitragem entra em cena

Rodrigo Raposo e seus auxiliares deixaram o Serejão escoltados

Após confirmação do penalti e a expulsão do zagueiro Índio, Ramon pediu a bola. Era o momento da redenção. O momento de fazer a paz com a torcida que passou a persegui-lo. Era comum ouvir gritos de "chinelinho, cachaceiro" e coisas do tipo para o camisa 10 (hoje com a 20). Lembrando que semana passada, o jogador se virou para a torcida durante a partida para xingar alguns que o cobravam.

Como um bom maestro, Ramon chamou a responsa e não decepcionou! Bola na rede! Na comemoração, o jogador arrancou a camisa e disparou em direção ao alambrado. Foi comemorar/esbravejar/desabafar com a torcida. Eu estava presente naquele momento e não entendi o que Ramon estava dizendo. Mas seus companheiro apontavam para ele e diziam "ele é o cara". E realmente é. Ramon tem uma qualidade técnica que poucos jogadores possuem, principalmente nas competições que o Brasiliense disputa. Só que o meia precisa ser mais compromissado menos Bad Boy. Mas isso fica pra outra pauta.

O Jacaré tinha então 5 minutos mais 4 de acréscimos para se defender. Mais uma vez o Ense pecou e se encolheu. Com um a menos, o Brasília a passou a mandar no jogo. Aos 49 minutos, uma falta para o Brasília. Assim que a bola foi para a área, o goleiro Artur escorou para Kaka. Everton foi na marcação e na tentativa de tentar tirar a bola, tocou o lateral do Brasília. PENALTI! Aos 50 minutos, quando a partida ja deveria ter acabado. Penalti BEM DUVIDOSO. O toque aconteceu, mas foi muito leve. Um toque de pé com pé que dificilmente derrubaria alguém.

A apreensão tomou conta do Serejão. No lance, Everton foi expulso. Indignado com a atuação do Juiz, Luiz Carlos deu um bico na bola após a mesma já estar na marca da cal. Vermelho direto!

Clécio (aquele que disse que só o Gama tem torcida) foi pra bola. Welder QUASE pegou. Mas a cobrança do volante colorado foi certeira. 2-2 e fim de jogo.

TIME PARTE PARA CIMA DOS ÁRBITROS 

Numa atitude de total desespero que mostra a pressão que o elenco viveu essa semana, ao apito final quase todo time e comissão técnica do Brasiliense correu pra cima dos árbitros. Alguns chegaram até mesmo a empurrar os homens de preto. A policia obviamente interferiu, mas isso não impediu que os jogadores continuassem a cobrança, mesmo que de longe.

O sempre calmo Welder era um dos mais exaltados. O jogador esbravejou palavras que deixam qualquer um com lágrimas nos olhos: "Eu tenho família P... Desgraçado! Eu tenho família Filho da P... Isso não se faz. Meteu a mão na gente."

A pressão era mesmo grande. Para aqueles que pensam que no Brasiliense não existe cobrança, vocês estão muito enganados. Os torcedores não são muitos, mas os poucos que vão ao estádio cobram e querem ver um bom futebol. A torcida tem voz. Essa semana, ela foi ao treino pedir empenho e pedir uma vitória. Enfeitou a arquibancada com faixas, apitos e balões.

Existe ainda a cobrança de um homem. Sim, o dono do clube. Ele assina o cheque. Ele controla tudo. E ele cobra. E cobra MUITO!

O desespero ao final do jogo deixou isso bem claro. Luis Estevão e seus diretores não vão aceitar qualquer resultado. Os fracassos recentes e a freguesia para o Brasília incomodam. Alguns jogadores receberam um voto de confiança para esse semestre e decepcionaram. Por isso eles sabiam que hoje era o jogo da vida.
Jogaram por seus futuros. Ficar em um clube estruturado, ou vagar por clubes pequenos sem estrutura.

Infelizmente as coisas não deram certo e a famosa barca precisa partir. Pelo menos 10 nomes devem deixar o Brasiliense nos próximos dias. Vamos aguardar mudanças. A diretoria já prometeu que vai mexer e montar um time mais forte para a Serie D. E nós precisamos subir para não viver um 2015 de incertezas.