sábado, 25 de janeiro de 2014

Visão do Torcedor : Formosa 0-4 Brasiliense

Ramon e Laécio foram novamente os destaques do Jacaré

O adversário era o Formosa. Mas o jogo foi parar em Luziania! Vai entender essa Federação né? Dessa vez não houve problemas com a chuteira ou nada parecido. A bola rolou pra valer! O time de Goiás fazia sua estréia na competição, enquanto o jacaré buscava sua segunda vitória. Para a partida, Gueldini fez apenas uma mudança na equipe titular : Éderson jogou improvisado na lateral esquerda, no lugar de Bruno Paraíba. Jorge Henrique segue lesionado e o novato Léo Campos ainda está sem condições de jogo. Quem apareceu por lá foi o imperador Luis Carlos. O reforço foi relacionado para a partida mesmo sem totais condições físicas. Começou no banco e lá permaneceu durante todo o jogo. Só deve estrear mesmo no próximo domingo.

Falando agora da partida, não podemos esquecer de citar que começo foi morno. Ramon mais uma vez liderou o meio de campo com maestria, porém o Ense pouco criava. Assim também como a equipe do Formosa. Na primeira parte do jogo, as principais jogadas passavam por Ramon e chegavam em Edicarlos. Mas o atacante encontrava dificuldades pra passar pelos três zagueiros do Formosa. A barreira de branco só foi furada aos 31 minutos quando o maestro Ramon cobrou falta e Cauê completou pro gol. Daí pra frente o Formosa se abriu e o Ense aproveitou para dominar o jogo. Aos 39, Ramon cobrou escanteio e Laécio empurrou pras redes sozinho! Segundo gol do matador na temporada e pasmem, A QUARTA ASSISTÊNCIA de Ramon em dois jogos! Será que um craque faz a diferença?

Com 2-0 no placar, o Jacaré veio pro segundo tempo mais tranquilo. Só que os comandados de Gueldini não contavam com um baixinho que viria do banco pra bagunçar as coisas. Romário! Nome de craque e um bom futebol nos pés. O camisa 16 do Formosa incendiou o jogo. Ainda bem, porque tenho a impressão de que se não fosse por ele, teríamos um segundo tempo horroroso e chato.

Dede melhorou em relação ao primeiro jogo. Participação no terceiro gol.

Mas mesmo o baixinho Romário não foi o suficiente pro Formosa. Logo aos 6 minutos Ramon foi lançado na área e rolou para o lateral Dede. No primeiro chute, o zagueiro travou. A bola ainda voltou pra ele que novamente bateu forte e dessa vez Lauro defendeu. A bola sobrou pela terceira vez em Dede. Agora ele ajeitou de cabeça para Thomaz. O meia limpou os defensores com categoria e bateu no angulo. GOLAÇO! 

Daí pra frente o Jacaré só administrou. Romário deu trabalho, enfiou uma linda bola para Éder Lima que limpou Welder, mas errou o alvo. Foi o mais próximo que o Formosa chegou do gol. Felipe entrou em campo aos 19 no lugar do exausto Éderson. Esse que surpreendeu jogando pela lateral esquerda. Sabia que ele era bom volante. Porém não imaginava que ele faria uma boa partida como lateral. Seguro demais! Não comprometeu o time em momento algum. Ramon deu lugar ao Rei da Galera Baiano. Mas o meia dessa vez não conseguiu ter uma grande participação. A última alteração frustrou os torcedores. Laécio deu lugar a William, enquanto todos esperavam por Luis Carlos. Justiça seja feita : William chegou antes ao time e merecia uma chance. Chance que foi bem aproveitada. Centro avante de área que é, aproveitou grande jogada de Edicarlos aos 40 minutos e fechou a tampa. 4-0.

Após o começo em marcha lenta, o Jacaré mostrou força e fez uma grande apresentação. As 261 pessoas que estavam em Luziania viram um bom jogo de futebol. Ramon mais uma vez encheu os olhos da torcida e dos diretores do Brasiliense (que compareceram a partida). Todos satisfeitos com a contratação.
Agora com seis pontos e a liderança divida com o Sobradinho, o Jacaré se prepara para pegar o Brasília, carrasco do último ano, no próximo domingo as 10:30 DA MANHA (ta de sacanagem!) no estádio Serejão. Provavelmente Luis Carlos e Léo Campos devem fazer suas estreias com a camisa amarela (preta).



ATUAÇÕES - BRASILIENSE

Welder - Quase não foi exigido. Partida tranquila para o paredão, que no máximo saiu para aparar cruzamentos.
Dede - Melhorou em relação a estreia. Conseguiu apoiar no ataque e continuou firme na defesa. Participou do terceiro gol com uma assistencia.
Rafael Tavares e Cauê - A dupla de zaga mostrou mais entrosamento do que na primeira partida e praticamente não cedeu espaço ao time do Formosa. Cauê inclusive fez seu primeiro gol pelo Jacaré.
Éderson - Grande atuação! O volante experiente não encontrou dificuldades para desempenhar a função. Boa partida.
Felipe - Veio a campo e manteve o nível de Éderson. Bem na defesa. Quase não apoiou.
J.Bastos - O monstro foi mais uma vez brilhante. O Guerreiro ganha todas na frente da area. Merece a braçadeira de capitão!
Everton - Segurança e grandes passes. Quase balançou as redes outra vez. Joga muito.
Thomaz - Começo tímido mas aos poucos se soltou. Fez boas jogadas e deixou um lindo gol. Pode se tornar uma peça fundamental.
Ramon - Vou nem falar nada. Camisa 10. Só passe consciente, diferente. Novo Chuchu! (ahahahha)
Baiano - Entrou com a partida já em 3-0. Não acrescentou nada ao time.
Edicarlos - Perdeu novamente várias jogadas. Tenta usar muito da jogada em velocidade mas é facilmente anulado pelos adversários. Hoje, nas vezes que usou mais a cabeça do que as pernas conseguiu boas jogadas, inclusive dando o passo pro quarto gol. Da pra insistir com ele mais um pouco.
Laécio - O matador deixou mais um. Se movimenta bem demais e é um lutador em campo. L9 não vai deixar o imperador dormir em paz.
Willian - O grandalhão entrou com o jogo ganho e ainda conseguiu deixar o dele. Fez bem a função de pivô. Mais um pra dar trabalho pro Luis Carlos.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Visão do Torcedor : Brasiliense 2x1 Santa Maria

Laécio abriu o placar na vitória sobre o Santa Maria

Ano novo. Vida nova? Após um 2013 pra se esquecer, o Jacaré mais bonito do Brasil voltou a campo neste domingo pra jogar contra o Santa Maria. Sob olhar de impressionantes 1.262 PAGANTES (publico alto para um time recém rebaixado e que jogou as 10 da manha), o Brasiliense começou a mostrar que 2014 pode ser diferente. O presidente Luiz Estevão disse para mim e para meus companheiros de arquibancada antes do inicio do jogo a seguinte frase "Esse ano vai ser diferente!" Nós nos perguntávamos : Será?
As poucas contratações não empolgaram. O Time manteve 20 atletas que fizeram parte do rebaixamento ano passado. Enfim, tinha tudo pra dar errado.

As coisas começaram a mudar já na entrada em campo. Pela primeira vez na história o Brasiliense usava uma camisa PRETA. Aliás, não só a camisa. O uniforme inteiro é preto. Será que o time está de luto pelo rebaixamento? Isso não posso responder. O que eu garanto é que 90 por cento da torcida se agradou da nova camisa. LINDA. Sem mais...

Em campo uma escalação mais ou menos parecida com a do ano anterior. 6 remanescentes, 5 estreantes. Entre eles a contratação mais "badalada" : Ramon. O meia que veio do futebol russo pegou logo a camisa 10 e colocou o "quase ídolo" Baiano no banco. Para deleite dos torcedores ele não decepcionou. Chamou o jogo durante os quase de 90 minutos em que esteve em campo. Era de longe o jogador com mais vontade de jogar. Ótimos passes e enfiadas de bola. Meia CLÁSSICO. Excelente visão de jogo. Se mantiver o ritmo, acho que já temos o jogador chave pra temporada. Outro estreante que foi bem foi o meia Thomaz. Mostrou habilidade e velocidade. Infelizmente perdeu gol e algumas bolas no segundo tempo e começou a ser marcado pela torcida. Mas não se deixem levar pela emoção. O rapaz é bom jogador.

Edicarlos se esforçou mas fez um jogo discreto
 As outras estreias foram mais tímidas. Dedê e Cauê, lateral direita e quarta zaga, não foram horríveis. Mas também passaram longe de se mostrarem excepcionais. O lateral tem força, compõe bem o lado direito. Mas deixou a desejae bastante no apoio e fez a torcida por alguns momentos se lembrar do jovem Bocão, agora no Avaí. Cauê e Rafael Tavares tem missões muito árduas nesse início de ano. Substituir simplesmente Elí Sabia e Luan. Os dois titulares de 2014 pareciam estar ainda "se encontrando" como dupla. A defesa deixou alguns espaços e sofreu em alguns momentos. Tem espaço pra melhora. Os dois não são maus jogadores.

O atacante Edicarlos também parecia cheio de vontade. Mas perdeu muitas bolas nos duelos 1x1 contra a defesa do Santa Maria. Talvez uma sequencia ajude o atacante a fazer melhores aparições. Por falar em ataque, Laécio deixou o dele. Um gol de oportunismo. Pra mostrar que Gueldini pode contar com ele e que Luis Carlos vai ter muito trabalho pra entrar no time. O atacante ex-Sobradinho vem se mostrando bom jogador desde o ano passado e vai conquistando seu espaço no grupo.

Torcedores assistem a vitória sobre o Santa Maria

Apesar da vitória e dos aspectos positivos, não foi um jogo brilhante. Longe disso. Mas pra quem está acostumado a tropeçar nas estreias, esses três pontos foram muito importantes. Agora que o treinador já teve um respaldo dos atletas em um jogo de verdade ele pode começar a mexer nas peças necessárias pra deixar o Brasiliense mais forte.

Mais uma vez o ano começa promissor. Isso não tem sido muito bom. Quando começa assim tem sempre terminado mal. Mas como torcedores vamos acreditar e APOIAR o time. O campeonato estadual e a Serie D estão ao alcance do Brasiliense, assim como a Copa Verde. Na Copa do Brasil entraremos como franco-atiradores. Isso não quer dizer que não podemos surpreender alguém.

Então que venha 2014. E que esse finalmente volte a ser o ano da FEBRE AMARELA se espalhar pelo Brasil!


ATUAÇÕES - Brasiliense

Welder - Começa o ano como terminou 2013. VOANDO.
Dedê - Tem força e compõe bem a defesa. Tímido no ataque. Pode evoluir.
R.Tavares e Cauê - Não comprometeram tanto mas deixaram espaço. Faltou entrosamento.
B.Paraíba - Deslocado pra esquerda, o jovem não conseguiu apoiar tanto. Na defesa não comprometeu.
J.Bastos - O capitão do time mostrou mais uma vez ser um leão na marcação. Monstro!
Everton - Mais uma ano no Brasiliense e novamente boa atuação. Jogador muito regular. Importante pra esse ano de 2014. Mereceu o gol que fez.
Thomaz - Bons dribles e algumas boas jogadas. Perdeu um gol feito mas tem tudo pra se firmar.
Ramon - Destaque do time e melhor em campo. Passe pro primeiro gol PERFEITO. Ligado durante todo o tempo em que esteve em campo. Honrou a 10 de Xuxu e Wellington Dias.
Edicarlos - Esforçado porém afobado. Errou mais do que acertou. Pode evoluir também...
Laécio - O Matador L9 foi as redes mais uma vez. Aproveitou belo passe de Ramon e não desperdiçou. Guerreiro, mostrou que vai com tudo na briga com Luis Carlos.

Elivelto - Entrou no lugar do Bruno e apoiou muito bem. Deixou espaços na defesa. O que é normal, visto ser meia e não lateral esquerdo.
Baiano - O símbolo do atual elenco entrou bem. Correu e mostrou muita vontade de recuperar sua posição de titular. Sempre perigoso nas bolas paradas. Bom jogo.
Ederson - Entrou aos 38 da etapa final e ainda quase faz um gol após boa tabela com Edicarlos. O experiente volante tem muito a acrescentar no elenco.





sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Time que ta ganhando não se mexe. E time que ta perdendo?


Fabio Braz caminha para mais uma temporada pelo Jacaré

"Em time que se ganha, não se mexe." Essa famosa frase já se provou ser verdadeira no mundo da bola. Manter um elenco base pode te fazer ganhar muitos títulos e novos adeptos. Mas o quer fazer quando se mantém um elenco que não vence? 
O Brasiliense está, desde 2010, pior a cada temporada. Caímos da Serie B para a D em apenas 4 anos. O que esses anos todos tem em comum? Acertou quem respondeu elenco. 

Luis Estevão tem optado por manter a base da equipe já a algum tempo. Mas diferente do Manchester United de Alex Ferguson nos anos 90, o Jacaré não tem conseguido bons resultados. Fabio Braz por exemplo, participou da campanha de 2010 e voltou ano passado para presenciar outro rebaixamento. É verdade que o time ainda tentou uma arrancada em 2010 e quase obteve exito. Porém isso não apaga o péssimo primeiro turno e a montagem errada do elenco naquela ocasião.

Enfim, voltando a 2014...

Me preocupa e MUITO o fato do Brasiliense ter mantido a base de 2013. Mesmo que em 2013 houve uma disputa acirrada e na última rodada nós caímos, manter 20 jogadores de uma campanha fracassada não parece ser o caminho certo. Alguns atletas que ficaram para esse ano SEQUER jogaram ano passado.
Será que a diretoria não está enxergando que alguma coisa está errada? Outro fato preocupante é alguns atletas NUNCA recebem chance no time titular, não importa o treinador. Será que ainda vale a pena segurar esses jogadores? 

Perdemos alguma peças importantes para esse ano. Luan, disparado o melhor zagueiro que o time teve nos últimos anos seguiu rumo a Ponte Preta, onde fará companhia a Adrianinho e Ferrugem. Bocão saiu para o Avaí, Válber renovou mas desistiu de jogar pelo Brasiliense e pediu para ir embora através da justiça. O bom lateral esquerdo Gleidson também foi embora, assim como Jefferson Maranhão. Só ai já são 4 titulares.
Quem chegou para substitui-los? Nomes desconhecidos do grande público. A única contratação de nome é do meia Ramon e do imperador Luis Carlos (voltando ao Ense). Ambos chegaram ao clube acima do peso e pelo menos o meia, parece que vai ter dificuldades pra conseguir seu espaço. 

O Candangão começa neste domingo e os torcedores do Jacaré esperam que algo de melhor aconteça. Nós vamos torcer para que esse elenco que está junto a mais de 2 anos (em sua maioria) FINALMENTE encaixe e traga os resultados esperados. 

As contratações não animam e começar o ano com Gueldini no comando OUTRA VEZ é de deixar qualquer um assombrado. Mas domingo nós estaremos lá apoiando como sempre. E torcendo por dias melhores que parecem que nunca vão chegar...