sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Clássico com C maiúsculo no Gama!

Washington fez de novo e chegou a 4 gols em 4 jogos
Gols, belas jogadas, polêmica, confusão na escalação e estádio cheio. Assim foi o primeiro clássico Candango de 2013. A partida teve todos os ingredientes que um clássico de verdade pede. Infelizmente, o Jacaré foi prejudicado e por pouco não saiu com a vitória. Mesmo assim, o empate manteve o time na liderança do Grupo A da Taça JK.

Antes mesmo de a bola rolar, a tensão estava armada no Bezerrão. Numa tentativa de confundir a Ense, a Técnico Vitor Hugo, do Gama, Distribuiu duas escalações diferentes, com númerações trocadas em ambas. Na hora de ir a campo, todos os jogadores do time verde entraram no gramado. Nenhum usava colete. Assim, somente quando o arbitro pediu para que os 11 titulares se alinhassem, é que se pode conhecer os jogadores que defenderiam o Gama. Mas a catimba verde não funcionou.
Experiente, o time do Brasiliense não se intimidou e tomou conta das ações do jogo, sufocando o rival em seu campo. O sufoco foi tanto que o Gama errou vários passes e cedeu a bola várias vezes ao Jacaré.
A pressão surtiu efeito logo aos 7 minutos. Em bola roubada no meio, Baiano enfiou para Rafael Ipuã, titular novamente. O meia atacante cortou o zagueiro, mas bateu fraco. Aos 10, linda jogada de Baiano. O meia passou por 2 e chutou cruzado, mas o goleirão pegou. Aos 19, novamente Baiano. Em cobrança de falta, ele bateu forte e André Luiz bateu roupa. Na sobra, Washington isolou. O Time verde só assustou mesmo em falta com Kabrine, aos 25 minutos. O lateral que jogou com a camisa 11 caprichou, mas a bola passou por cima da trave de Guto. O Jacaré manteve o controle durante toda a primeira etapa, mas ela terminou mesmo num 0x0 que não traduzia a ótima qualidade do jogo.

Em campo, os guerreiros amarelos voavam. Criticado nas primeiras partidas, Jefferson foi um gigante dentro de campo. Não perdeu na defesa e apoiou muito bem. Sem jogar a duas partidas por opção de Márcio Fernandes, Rafael Ipuã também comeu a bola. Júlio Bastos era outro que queria mostrar para o chefe que mereceu mesmo a vaga do bom volante Jordã. Fabio Braz era um gigante na zaga e Baiano comandava o meio campo. Infelizmente, isso tudo não serviu pra tirar o placar do 0x0 no primeiro tempo.

Jefferson finalmente conseguiu mostrar seu bom futebol pra torcida
A segunda etapa começou como a primeira. Com o time Amarelo em cima do Gama. E logo aos 10 minutos, o Jacaré foi recompensado. Baiano recebeu na esquerda de Jefferson e cruzou rasteiro. Rafael Tavares não alcançou, mas o matador Washington estava lá para conferir. Quarto gol em quatro jogos do artilheiro, vice goleador da competição.

Depois do gol, o Gama acordou e chegou a igualdade. Após jogada de contra ataque, Laionel invadiu a área e recebeu um tranco ombro a ombro de Everton. Penalti pra lá de duvidoso a favor do time verde. Na cobrança, Luiz Carlos bateu bem e deslocou Guto. 1x1.

O Brasiliense quase passou a frente com Baiano, em duas lindas cobranças de falta. Uma na trave a outra beijando o poste. Pura sorte do time verde. Laionel também teve a chance de virar pros donos da casa, mas desperdiçou a jogada.

Eis que então, aos 44 minutos, Abraão Lincoln que havia entrado no lugar de Washington se antecipou a marcação e marcou o gol em cruzamento de Baiano. A arbitragem errou e anulou o gol do centro avante. Muita reclamação da parte do Brasiliense. Washington pediu respeito ao clássico e o presidente Luiz Estevão disse que o Brasiliense foi roubado. O comandante Márcio Fernandes, por sua vez, disse que o Juizão inverteu muitas faltas e usou critérios diferentes para os dois times. O fato é que a arbitragem neste campeonato candango tem deixado muito a desejar.

O clássico então terminou tudo igual. 1x1 após um belo espetáculo com direito a tudo que um clássico merece. Quem acompanhou a partida, mesmo em de casa, com certeza não se arrependeu. Quem estava no Bezerrão, muito menos. Infelizmente, as Tv's do DF não apoiam o campeonato local e deixam de levar aos moradores daqui grandes jogos como esse. Além das radios, a TV Brasiliense foi a única a transmitir a partida ao vivo. Lamentável...

ESCALAÇÕES

Gama 1
André LuísAmaralDa Silva, Júnior Soares e KabrineSávio (Léo/32 do 2º), SabinoLuiz Carlos e Allann Delon (Jonathan/40 do 2º);Laionel e Guilherme (Gilmar Uerê/16 do 2º)
TécnicoVítor Hugo


Brasiliense FC 1

1-Guto - Seguro, o experiente camisa 1 mostrou estar em forma. Apenas uma falha durante o jogo e esta não resultou em gol do rival.
2-Bocão - Não teve medo de partir pra cima dos marcadores e criou boas jogadas pela direita. Vinha sendo alvo de algumas críticas, mas jogou as mesmas para longe após excelente partida.
3-Fabio Braz - Impecável, o xerifão quase não perdeu para os atacantes do Gama.
4-Rafael Tavares - Aos poucos, tomando conta da posição e fazendo a torcida do Ense não sentir tanta falta de Luan. Outra grande partida.
6-Jefferson - Melhor em campo disparado. Gigante na defesa e no ataque. Belos passes, cruzamentos, desarmes e muito bem nos laterais cobrados direto pra área, sempre levando perigo.
7-Everton - De volta ao time após ser poupado, fez uma grande partida. Cometeu o penalti, que na minha opinião não aconteceu.
8-Júlio Bastos - Fez jus a confiança que recebeu do treinador. Sólido na marcação e nos passes, fez bem seu papel.
5-Baiano - Finalmente  uma partida digna de Baiano em 2013. Perigo total nas faltas e grandes jogadas. Dominou o meio de campo e fez a equipe do Brasiliense fluir em campo.
10-Luis Augusto - O único titula que destoou do restante da equipe. Não conseguiu entrar no jogo durante todo o tempo que esteve em campo. Mas tem crédito com a torcida. Saiu e deu lugar a ;
15-Piovesan - Entrou aos 46 minutos e não teve tempo de fazer muita coisa.
11-Rafael Ipuã - Segundo melhor em campo. Driblou e infernizou a defesa verde. Márcio Fernandes errou ao saca-lo para a entrada de ;
16-Serginho - Mais uma vez mal, ainda não mostrou a que veio. Não conseguiu imprimir a velocidade que dele se esperava no ataque. Deixou o campo despercebido.
9-Washington - Matador, está retribuindo a confiança de ter sido mantido com gols. Ja é o quarto. E o atacante tem fome de gols. Excelente partida. Sempre dando trabalho aos zagueiros.
18-Abraão Lincoln - Entrou as 41 e pouco tempo teve. Mesmo assim, era pra ter saído como o herói do jogo, se não tivesse tido seu gol anulado de forma errada pela arbitragem.

Tec. Márcio Fernandes - Muito bem na escalação inicial. Após uma primeira partida pífia, o treinador está encontrando o melhor Brasiliense e as chances da equipe vencer o campeonato são muito grandes. Errou apenas nas substituições, principalmente ao tirar Ipuã, quando Luis Augusto pouco produzia.

Cartões amarelos: Luiz Carlos (Gama) e Washington (Brasiliense)
Público: 8.489 pagantes
Renda: R$ 91.115



Assista aos Melhores Momentos do clássico! Clique AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário